A capacidade de geração de caixa é o que todo negócio almeja. Mas, para isso precisa-se ter clareza dos objetivos do seu negócio. A empresa ela precisa vender. Como estão as vendas de seu negócio? Estão usando boas estratégias e estão vendendo bem? Se sim, então o negócio gera caixa. Mas, apesar de gerar caixa ainda não tem saúde financeira? Então, como estão os seus custos e despesas? Estão controlados, ou são superiores a sua receita?
Quando falamos de saúde financeira em negócios estamos falando principalmente da relação direta de venda, e controle de gastos. Mas, você deve estar se perguntando como gastar menos, se eu preciso investir na minha empresa, para vender mais? Eu sei, eu entendo. Vocês precisam pensar em estratégias eficazes para saber, o ponto de equilíbrio do seu negócio. Não é só vender, é preciso pensar em um bom preço para o produto, onde faça sentido, os custos. Em uma pesquisa divulgada pela startup preço certo, ela retrata que 89% dos empresários não se sentem seguros na hora da formação de preço. É algo que faz refletir a longevidade do negócio. Por isso é importante ter profissionais que possam auxiliar nessas funções.
Para uma empresa adquirir saúde financeira ela precisa ter esse equilíbrio. Ela conseguindo esse equilíbrio na geração de caixa, ela conseguirá se planejar melhor, fazer bons investimentos, adquirir bons financiamentos.
Mas, para isso o básico precisa está equilibrado, só assim conseguirá manter a saúde financeira. Montar, uma reserva para emergências também é uma forma de proteger a geração de caixa em possíveis crises, uma forma de manter a empresa por pelo menos 12 meses.