A diferença de faturamento e lucro é uma bussola que ajuda na gestão financeira do todo negócio. Mas, muitos empreendedores não tem clareza da diferença desse conceito básico e muito utilizado no dia a dia da empresa. Pensando nisso trouxemos um resumo para ajudá-los.
Quando se fala de faturamento ele está diretamente ligado a venda de produtos e serviços da empresa, é o quanto a empresa está vendendo em uma determinado mês ou ano.
Usa-se o faturamento para medir o desempenho do negócio. Um faturamento alto significa melhores vendas e consequentemente um lucro maior.
Também é parâmetro para apuração de tributos pagos ao governo. A tributação varia de acordo com o quanto a empresa faturou naquele período.
Também é base para projeções de fluxo de caixa e análise de liquidez. O faturamento é visto de duas formas: o faturamento bruto que nada mais é que o preço do produto ou serviço x a quantidade de vendas. Já o faturamento líquido é o valor do faturamento bruto menos os tributos que são cobrados na operação e as deduções de vendas (que são devoluções de produtos, contratos cancelados).
O lucro é o que sobra depois que você retira do seu faturamento todas as despesas e custos. O lucro é o que sobra para a empresa planejar o seu próximo passo.
São conceitos básicos que se entendido desde o início do negócio, vai trazer mais clareza para a gestão financeira.