Os indicadores financeiros, auxiliam na tomada de decisão das empresas. Trazemos 3 principais indicadores que devem ser acompanhando mensalmente ou trimestralmente, são indicadores que trazem boas respostas para o negócio.
- Margem bruta
A margem bruta mede o lucro bruto de um negócio em valor percentual.
O cálculo da margem bruta considera basicamente o faturamento total e o custo das mercadorias vendidas (CMV) ou do produto vendido (CPV).
A fórmula de cálculo é a seguinte:
- Margem Bruta = Lucro Bruto / Faturamento * 100.
O indicador financeiro margem bruta tem como objetivo aferir a eficiência da empresa em relação às vendas.
- Ponto de Equilíbrio
O ponto de equilíbrio é quando as receitas se igualam aos custos e despesas.
Representa a quantidade mínima exigida de receitas para que a empresa cubra todos os custos sem registrar prejuízo.
O resultado deve ser sempre o menor possível, diferentemente do que ocorre com as margens de lucro (quanto maior, melhor).
A fórmula de cálculo é a seguinte:
- Ponto de equilíbrio = (custos fixos + despesas fixas) / margem de contribuição em percentual.
- Ticket Médio
O ticket médio é um medidor de aceitação dos produtos perante os clientes.
Como está o seu faturamento em relação ao número de vendas.
A ideia é saber quanto, em média, cada cliente gasta na sua empresa.
O cálculo do ticket médio pode ser feito considerando períodos diferentes, como mês, bimestre, trimestre, semestre ou ano.
Para descobrir o resultado, basta dividir o faturamento do período pelo número de vendas.
A fórmula de cálculo é a seguinte:
- Ticket médio = faturamento total / número de vendas.
Esses indicadores giram em torno do controle dos custos e despesas em relação a entrada de receitas/vendas. Com o acompanhamento mensal/ trimestral desses indicadores você vai conseguir fazer planejamentos melhores.